quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Distorcedor de voz( voz de robô)

Fala povo, eis aqui eu de volta. Não se passou nem um dia direito após minha última postagem e cá estou eu de volta com novidades fresquinhas para os hobbystas em eletrônica. Este novo projeto agora se trata mais de uma brincadeira, mas que dá pra se tirar uma mistura de alegria com nostalgia vaga, uma relembrança aos tempos de criança. Se você tiver um filho pequeno então...

Bem o projeto promete usar um circuito eletrônico que altere as frequências de reverberação da voz e, alterando as frequências, se altera também o timbre da voz. Aqui que mora a *magia*

O coração do circuito é um relé magnético e o cérebro do circuito por assim dizer é o ci temporizador ne555, e os *pensamentos* é o potenciômetro.

Bem antes de tudo deixe-me explicar quem é o que.
Começaremos pelo microfone de eletreto, que é esta gracinha aqui.

Amplificador tda 2030 + par de transistores

Fala povo bonito que aqui vos mora em terras tupiniquins( ou não) Depois de um final de semana conturbado com direito a motor fundido no meio da BR , caminhão capotado e parente internado. Voltei meio desanimado para começar a semana. Mas fui surpreendido com uma noticia boa, entre outras é claro. Meu blog teve visualizações da Índia. é isso mesmo que você está lendo, não foram os indios amazonenses ou mato grossenses, foram os indianos mesmo, lah das terras de dhubai e os scambal. Com uma notícia dessas é claro que tenho que trazer novidades (:d)


Bom chega de papo, vamos ao que interessa. Meu *novo* projeto, coloquei novo entre aspas por que o já fiz ha algum tempo, mas só agora to postando no blog. É ate aonde eu achei o melhor amplificador com fonte simples que você conseguirá achar. De resto, pelo que andei lendo e pesquisando, os mais sofisticados necessitam de fonte simétrica e uma tensão mais elevada. O que fica encarecendo os custos. Pra não dizer que ele é o melhor, achei certa vez um chip amplificador que da uma potencia de quase 80 watts alimentado por apenas 12 volts. Lógico que isso requer no mínimo duas condições.

1° Pelo principio de lavoisier aplicado as outras áreas da física e química: Nada se cria, tudo se transforma. Logo você meu caro leitor, não conseguirá produzir energia do nada, para ele dar tal potencia com tão pouca voltagem,necessitara de elevada amperagem.Logo voce terá de fazer trilhas extra largas, melhorar a instalação elétrica de sua residencia com fios de bitola grossa e disjuntores robustos para a corrente não cair etc.
E 2° e talvez a mais importante. O chip e foda de se encontrar por ahe* me perdoem a expressão* é mais fácil encontrar politico honesto que este chip. Nem na santa ifigenia tem, mas podem tentar a sorte no ebay e tals.

Bom chega de papo tenho que mostrar a vocês.

O circuito é basicamente o TDA 2030 com uma melhoria feita por 2 transistores, um PNP e outro NPN que amplificam o sinal já amplificado pelo amplificador. O resultado é um ganho de potência em watts
abaixo segue o esquemático feito por mim no eagle pra vocês darem uma conferida

terça-feira, 6 de outubro de 2015

FONTE REGULÁVEL DE 1,3 A 30 VOLTS POR 3 AMPERES

Fala pessoal do eletronicaeutilidades, como vocês estão? Bem eu depois de um tempo estudando e trabalhando, vim dar + uma novidade a vocês, desta vez mais um projeto de fonte, so que essa vem com a vantagem de ser ajustável.

Voce pode manipular qualquer aparelho que opere nessa faixa, porém com a desvantagem de que o aparelho tenha que consumir ate 3 amperes. Existe um modo de burlar esa desvantagem, so que é com uma fonte especifica envolvendo transistores npn, que um dia postarei aqui no blog.

Enfim chega de papo e vai o esquemático e os layouts do *brinquedo*