domingo, 30 de agosto de 2015

Um pequeno amplificador multiuso lm 386

Fala pessoal amantes de eletrônica e derivados. Antes de tudo vou me apresentar a vocês, já que por consequência este é meu primeiro blog e também meu primeiro post nele.;)

Sou um hobbysta em eletrônica  que atualmente está cursando a faculdade de engenharia elétrica. Ja tendo batido as portas na ETB(Escola técnica de brasília)com curso técnico em eletrônica e na escola de sargentos da aeronáutica (EEAR)com curso técnico de mecânica de aviões. Agora fim das apresentações

Vim mostrar a vocês pessoal um excelente amplificador que da uma potencia razoável de ate 1 watt se alimentado corretamente. Ele é um bom substituto para as caixinhas de som para computador e celular e serve também como pré-amplificadores para amplificadores mais potentes. Aos quais com o tempo irei postar aqui.



ps: Até agora não vi um pre melhor que este que vou apresentá-los e como hobbysta, ja fiz uns 4 pre diferentes.

Bem pessoal antes de tudo todo ci vem com um esquema eletronico, tal qual voce pega no datasheet do componente. Em outras palavras ele precisa de placa de CI impresso, resistores, capacitores, fonte de alimentação, etc para funcionar.

Eis aqui um esquema básico desse lm, que tirei do de um outro blog muito bom , eletronicaemcasablogspot.


Agora vem a mágica das magicas. Vou ta falando aqui dum passo a passo que uso pra fazer a confecção dessas placas e os mais variados circuitos nelas. No caso o nosso exemplo lm 386.

Antes de tudo pessoal temos que fazer as *trilhas* dentro de um circuito, ahe mas voce pergunta, o que são trilhas?bem, trilhas são isto aqui.


Existem vários métodos de confecção das mesmas. Papel glossy, transferência térmica, serigrafia, caneta retro projetor. O que eu uso, por ser mais barato e eu não ter muitas verdinhas R$$$$$ é a caneta de retroprojetor.Esse método possui várias limitações, mas para projetos simples quebra o galho.


1° de tudo você pega o desenho de um pcb, do lm 386 existem vários sites que disponibilizam. O tonieletronica, te1, eletronicaemcasablogspot, etc, esse amplificador é famoso entre os hobbystas. .Depois você faz o desenho dele no papel com lapiseira a borracha mesmo. Comece sempre pelo ci pra fazer o contorno dele, pois as suas perninhas são sempre juntas
depois que fazer pontos em volta das perninhas do ci engrosse eles pra caso ocorra irregularidade na *margem* ainda possibilite o encaixe
E por ultimo termine todo o desenho,ficando assim.


Fica feiao mesmo mas a estética não e a ideia, depois você vira a folha *colori* a parte que esta nas costas, pois é esta parte que usaremos para pintar na placa de circuito impresso

pronto, agora que o desenho ta pronto e se você por ventura *errou* arrumou com a borracha.Agora é só transferir o desenho invertido para a placa virgem. Falo por experiencia que você só precisara pegar o ci que tem 8 perninhas como forma, de resto e desenhar + ou- aproximado


Quando tiver todo desenhado você mergulha na solução acida de percloreto e fica olhando lah +ou- de 5 em 5 minutos.

pronto, o resto e furar a placa e soldar

Depois que voce furar e soldar o lm 386 o aspecto dele deve ficar +ou- assim


ps: eu usei um adaptador que eu mesmo fiz para se usar uma fonte de 9 volts pro circuito,mas como fonte voce pode usar uma bateria quadradinha sem problemas.
Aqui vai umas imagens da pcb feita tendo como base o esquemático. O programa que usei para editar foi o cadsoft eagle.










So vou dissertar uma coisa com voces, o plug femea de audio ele tem 2 pontos de solda*o que eu uso pelo menos* O ponto de solda que fica mais perto do encaixe é o negativo, e o ponto de solda que fica mais afastado é o positivo.

Nessa 1 foto o negativo e o fio que ta na frente, e o positivo atras, a resolução não é muito boa mas didaticamente ta valendo

Aqui, tao no mesmo nível mas o positivo ta la na *bunda* do plug fêmea.

Aqui vai a lista de materiais que esse brinquedo utiliza:

resistores:

R1:1,2 k ohms por 1/8 watt ou maior
R2: 10 ohms  por 1/8 watt ou maior
p1: potenciometro de 10kohms

capacitores

3 capacitores 100nf cerâmico( 104 o código)
1 capacitor de 10uF/16 volts eletrolítico.(capacitor que vai do pino 1 ao pino 8 do ci lm 386, logo apos o resistor)
1 capacitor de 220UF/16 voltseletrolítico(vai na saída do auto-falante)
1 capacitor 100uf/16 volts eletrolítico( vai no potenciômetro)

Diversos

1 ci lm 386
3 bornes de conexão duas vias( aqueles que vem geralmente verdes ou azuis)
1 bateria quadradinha 9 volts
1 conector para bateria
solda e ferro de solda
1 placa virgem de 5x10 cm
um plug p2 femea
um botao liga desliga(no meu caso usei 2 botaozinhos pequenos conjugados liga desliga, mas fica na imaginação do criador.


Eis aqui um vídeo dele funcionando



Isso ahe pessoal espero que gostem


Nenhum comentário: