sábado, 2 de janeiro de 2016

Adaptando a parafusadeira na tomada*fonte parafusadeira*

Bom dia pessoal que aqui conosco está. Estou bem feliz com o ano de 2016 que está se aproximando e que ele seja um ano de mudanças em nossas vidas. E cá estou eu enchendo de post o meu blog.

Bom pra começar essa minha adaptação *gambiarra coff coff|* Foi na verdade meu primeiro projeto como hobbysta, só que como ja tinha feito amplificadores e etcs, eu acabei postando eles primeiro no blogs.



Tipo eu tenho uma parafusadeira skill de 9,6 volts que funciona a bateria, e um belo dia a fonte dela caiu e quebrou os dentes que engancham na tomada e... fudeu x_x

Então fui nas lojas pra ver se achava outra fonte pra mesma mas não achei coisa alguma. Foi nessa hora que tive uma idéia, por que não adaptar na tomada? Apenas alguns calculos de fisica, umas pesquisas google, mão na massa e ja era!!!!!!!!!!!!!

Naquela época ainda tava engatinhando nesse maravilhoso mundo que era a eletronica. Googlei algumas vezes buscando soluçoes e foi quando eu achei a soluçao dos meus problemas no site clubedohardware. (Alias um excelente site, boa parte das suas duvidas relacionadas a eletronica e informatica voce sana lah)E me deparei com um post de um cara que se intitula Faller,um cara que manjava pakas de eletronica, ele colocou uns diagramas e desenhos aos quais eu compiei e montei a fonte frankstein da minha parafusadeira. Nunk o agradeci e ele nem sabe disto. Mas eu começei com os esquemas que ele disponibilizou em outro tópico :):)

Bom a coisa funciona assim. A voltagem entra 110 ou 220( Dependendo de onde voce mora)  vai para um transformador que converte em 9 volts e depois passa por uma ponte.A ponte tem que aguentar fornecer a corrente pro brinquedo, entao pegue uma de 5 ou 6 amperes por segurança* Segundo o faller a parafusadeira consome em media 3 amperes e meio, em minhas pesquisas constatei que consome mais que 2 pra funcionar adequadamente*

Do mesmo modo o transformador tem que ser robusto, tem que aguentar mandar no minimo 2 amperes de corrente, mas o ideal e que seja um trafo de 4 amperes.* pra girar adequadamente, na minha adaptaçao ela gira um pouco devagar mas e por que meu trafo e de 2 amperes*

E por final os capacitores, há um calculo que diz que pra cada 1 amper de corrente voce deve fornecer 1000 uf de capacitancia, variavel conforme a tensao, entao se fornece 4 amperes voce tem que colocar eletroliticos de 4000 uf no minimo, sendo ideal de 6000 uf a voltagem como é aproximadamente 10 joga uns 25 ou mais que tá de boa.
O bom é que capacitancia em paralelo soma, entao se voce colocar 2 de 2200 em paralelo( como eu fiz) da no mesmo que 1 de 4400 uf.
 A voltagem quando retificada ela fica maior, isso por que o padrão brasileiro é 60 hertz o que na prática voce multiplica a tensao por raiz de 2, ou seja, se sai 9 volts retificados vai pra 11 volts. Pra eu descer a voltagem usei 3 diodos que descem a tensao pra 0,5 volts cada. O que na pratica fiz por segurança

Chega de papo ahe vai o esquemático com as pcbs










E como prometido eis o vídeo funcionando

Materiais necessarios
1 trafo de 220,110/9 volts
1 ponte 5 amperes*reta*
2 capacitor de 3300 uf/35 volts ou 2200uf/35 volts
3 diodos de 6 amperes cada
uma placa de circuito impresso
uma parafusadeira
1 copo de nescau* chocolate sempre é bom*

Nenhum comentário: