segunda-feira, 9 de maio de 2016

Utilizando o software protheus para programação em pic.

Fala galerinha que acompanha o meu blog, tudo em riba?

Eu não sei vocês, mas ultimamente eu me sinto bem cansado quando eu monto um projeto, testo tudo e na hora de botar pra rodar ele da zebra ;). Seja por um hardware mal instalado ou o software que não responde bem, mas ele simplesmente não funciona.

Pensando nesse problema que todos os programadores e hobystas enfrentam, a empresa labcom desenvolveu um poderoso software para nos auxiliar, o protheus

Antes de mais nada, voces podem baixar o protheus clicando neste link aqui

No link ja vem um tutorial ensinando como crackear e usar o programa, então não irei me ater a esta parte. 


Nele, na aba de isis possui um esquematico semelhante ao do eagle, e o ares e a fabricação de pcb. A grande vantagem que ele tem sobre o eagle é sua capacidade de simular circuitos
E no vídeo que eu postarei estarei simulando um circuito ocilador com o pic 16f628a



e ele funcionando.
Para efeito de simulação esse pic e meio diferente daquele que eu tenho, no simulador eu aterrei a saida 16 e 15 do cristal ocilador, e no chip real a saída 5 é aterrada. É que esse modelo de circuito nao sei por que cargas da agua nao possui a saída 5.

A montagem dele no real fica assim:
Mas como disse nao possuia o esquema entao me virei como podia, mas pode montar que fumfa sem erro.
E com bastante pratica voce sera capaz de fazer algo assim.
E é isso ahe pessoal. No meu vídeo estarei ensinando a como mecher no protheus, bem como o circuito pisca led funcionando. Em breve postarei o mesmo e até a próxima
Como prometido, eis o vídeo

Nenhum comentário: