quarta-feira, 8 de março de 2017

Walkie talkie com arduino.

Saudações galera, depois de eu ficar eras sem postar nada aqui no blog eu volto a vocês com uma interessantíssississima novidade, um walkie talkie usando o arduino!!!!!! :)

Para os desinformados o que seria um walkie takie? Seria estes radinhos aqui horas


Um fala, o outro escuta.. Simples assim.
Ahe voce me pergunta. Tá , mais em qualidade, ele supera os comerciais? A resposta é , sim e não.
A menos que voce seja um artesão, o que não é o meu caso, o produto final não ficará tão "elegante" quanto o da imagem e vendidos por ahe. O alcance e bem inferior ao prometido no mercado, mas cobre uma faixa de 1km ao ar livre, o que supera em MUITO projetos de circuitos eterodinos que voce por ventura achara por ahe. E, levando em conta a complexidade da fabricação dos mesmos. Com arduino se torna um atrativo MUITO, mas MUITO interessante.

Uma outra vantagem é, que pelo menos eu, adaptei uma bateria quadradinha de 9 volts, que voce acha facilmente por ahe. E pode comprar ate mesmo de drone, com correntes que chegam a 0,8 ampers hora, claro que por um preço incrivelmente salgado $_$, mas o produto final mesmo com bateria recarregavel ainda fica mais barato que o comercial, papo de um terço em lojas no brasil. E, se comprar as peças da china e ter paciencia de chegar, fica mais barato ainda :)
.Ta chega de papo furado, o que iremos precisar para confecciona-lo?
Simples, 2 arduinos uno ou pro mini, recomendo o pro mini, pelo tamanho, embora eu tenha feito com uno.
2 modulo nrfl2401:
um transistor 2n3904
6 resistores 10k
3 capacitores 100nf, ceramico ou poliester tanto faz
2 push button
2 microfones de eletreto
2 botão liga-desliga
2 plugs macho de fonte
4 baterias quadradinhas de 9 volts. duas boas e duas gastas
2 resistores 100k
...

Na vera eu peguei esse projeto do site instructables e voces podem conferir o projeto na integra, inclusive o código, clicando no link aqui

Mas como eu gosto de mastigar as coisas, voce pode baixar o código clicando aqui
e as duas biblioteas necessarias: a rf24 e a rf24audio

Pronto, terminado a parte do código aqui vai a minha originalidade.

Montei uma plaquinha que pega os esquema em protoboard dele e ja compila tudo, fazendo a plaquinha voce só terá os trabalhos de fazer as conexões do arduino. o circuito se encarregara dos botões, etc.

Um detalhe é que eu coloquei tanto o microfone de eletreto como o botão como bornes, pois asim, se der algum pal, fica mais fácil trocar por outro. Além é claro da possibilidade de soldar fios grossos e por isso de uma qualidade melhor que os fios de brinquedo (yeca)

Um ultimo detalhe e que o microfone de eletreto, embora eu ja tenha falado em outros posts. Ele tem o positivo  e o negativo, seu polo negativo e o que tem os "3 pingos" pois ele ta atrelado a carcaça do bixinho, conforme a imagem a seguir:
Bem, então o circuito que fiz é basicamente este:
O cas baterias quadradinhas voce pega as duas gastas e quebra elas propositadamente. Pois o que interessa nelas é apenas o encaixe, a parte de cima.

As conexoes dos modulos nrfl2401 são descritas na imagem a seguir e na ordem:
nRF24L01 to Arduino
1. Ground to Ground
2. Vcc to 3.3 V (NOT 5 V)
3. CE to digital pin 7
4. CSN to digital pin 8
5. SCK to digital pin 13
6. MOSI to digital pin 11
7. MISO to digital pin 12
8. IRQ to digital pin 2
e na parte de baixo voce solta os fios, lembrese que o encaixe é o oposto de uma bateria comum, nesse caso o circular é o negativo e o encaixe hexagonal é o positivo.Mas , por vias das duvidas, meça com o multimetro e veja a voltagem específica.
Um adendo de o por que fazer isso. Por que os clips de bateria que vendem em lojas de eletronica é ma bela porcaria. O fio é tão sensível que qualquer coisinha quebra, desse modo voce solda um fio grosso e de melhor qualidade em seu produto, e ahe poe um silicone em volta ou uma fita isolante liquida para o fio não se machucar.


O botão liga e desliga não tem mistério, é so voce soldar o fio positivo num lado do terminal e soldar o outro fio do outro lado e soldando a continuação desse fio no plug, e o negativo passa direto.
e o plug, o ladinho menor é o positivo, o maior é o negativo:
Ou se preferir tem este também:
E o resto é artesanato. Minha mulher cortou umas chapas de acrilico e com o auxilio de uma furadeira, broca e pistola de cola quente, fiz os recipientes.




E , pra finalizar as fotos de meu brinquedo montado:


Em breve um vídeo dele funcionando.

E como prometido. Eis o vídeo:

Um comentário:

Unknown disse...

Obrigado pela matéria. O acabamento ficaria perfeito com uma impressora 3d.