quinta-feira, 31 de maio de 2018

Módulo dimmer para arduino

Fala galera tudo bem?

BOm, andei percebendo uma escassez na net a respeito de modulos dimmer para arduino, controlar cargas AC. E os módulos que existem por ahe para comprar são caros. Notando tudo isso eu decidi fazer meu próprio módulo.

O problema é que tem bastante circuitos que não funcionam por ahe, e eu mesmo apanhei um bocado para achar um circuito que prestasse.



Após várias tentativas falhas ,consegui achar um circuito que literalmente funciona. Ele na verdade é um compost de 2 circuitos: Um circuito que aciona um triac através de um ci optoacoplador e um identificador de passagem pelo zero da senóide:

Esse é o acionador do triac. NO opto-acoplador, quando o arduino da o sinal, o triac aciona a carga, assim acionando a tensão alternada
Esse é o circuito de identificador por zero:

Basicamente, como é tensão alternada, toda vez que a senoide passar por zero o arduino indicará . Se voce criar um contador de que a cada 1 segundo ele indicará o valor, sempre dará 60. Por causa do padrão da nossa rede, 60 hertz.

Somando os 2 num circuito só temos isso aqui:

Feito no eagle e a sua equivalente pcb

Nesse link estão os layouts da pcb feita no cadsoft eagle

Não entrarei no mérito de como programa esse módulo, mesmo ṕr que meu objetivo aqui é só disponibilizar os layouts.

Mas, nesse outro blog, há um código de exemplo de como usar o dimmer como amanhecer artificial
https://br-arduino.org/2016/03/arduino-triac-dimmer.html

E é isso pessoal, até a próxima.

3 comentários:

Júnior Santos disse...

O circuito da primeira imagem (com a legenda em espanhol) é funcional? Se sim, qual a potência máxima na carga? Pretendo fazer o controle de uma resistência por meio do PWM do Arduino.

Obrigado pela disponibilização do material.

Unknown disse...

E funcional sim. Eu testei com lampadas. Acredito que a potencia controlada vai ate 600 volts 10 amperes. De acordo com o bta

Júnior Santos disse...

Resolvi meu problema na época de outra forma. Mas obrigado. Vou deixar salvo aqui pra colocar o circuito em prática quando precisar! Valeu pela disponibilização.