terça-feira, 6 de outubro de 2015

FONTE REGULÁVEL DE 1,3 A 30 VOLTS POR 3 AMPERES

Fala pessoal do eletronicaeutilidades, como vocês estão? Bem eu depois de um tempo estudando e trabalhando, vim dar + uma novidade a vocês, desta vez mais um projeto de fonte, so que essa vem com a vantagem de ser ajustável.

Voce pode manipular qualquer aparelho que opere nessa faixa, porém com a desvantagem de que o aparelho tenha que consumir ate 3 amperes. Existe um modo de burlar esa desvantagem, so que é com uma fonte especifica envolvendo transistores npn, que um dia postarei aqui no blog.

Enfim chega de papo e vai o esquemático e os layouts do *brinquedo*







E pra quem ira fazer o metodo da caneta, eis a parte de baixo invertida

Outra coisa que vou dissertar com vocês é o uso do transformador
O transformador como todos sabem "transforma" a energia pelo principio da indução, que está relacionada ao princípio da indução de energia. Mas para nós não é tão importante saber como funciona, mas sim que funciona.
Bem de acordo com a relação de espiras primário-secundário uma fonte de corrente alternada pode aumentar ou diminuir de energia. Por exemplo um transformador com relação de 2:1  se uma energia entrar no primário, metade dela sairá no secundário.Obviamente que não dá pra "criar" energia do nada, o aumento de tensão está condicionado a perda de corrente, entre outras coisas.
Nesse caso, a toda tensão alternada quando passa por um processo de retificação, ela "ganha" uns volts a mais. Isso devido ao processo de filtragem da corrente, não sei bem como explicar isso em cálculos matemáticos, mas está intimamente relacionado a frequência de ocilação da energia.
O padrão brasileiro de fornecimento de tensão alternada é 60 hertz. O que pra nós hobbystas implica em multiplicar a tensão por raiz de 2, ou seja, 1,4.
Assim na prática, se um transformador, ou trafo como dizem os hobbystas, tiver no secundário 18 volts de saída, ao se retificar a tensão e multiplicada por 1,4 dá aproximadamente 25,2. Então quando voce for ver com um multímetro, a tenão girará por volta entre 24,5 e 25 volts*Isso se deve ao fato de haver perdas internas de energia dentro do circuito*Um transformador de secundário 9 volts irá fornecer 12,6 volts e por ahe vai.
É importante saber disso para dimensionarmos a fonte de tensão. Como segurança devemos sempre usar um transformador de VOLTAGEM menor do que a tensao limite do circuito, por questoes de segurança na retificação, ja pra amperagem é bom sempre usarmos um transformador de AMPERAGEM maior do que a requisitada do circuito, por padrões de segurança.

LISTA DE MATERIAIS
1-CAPACITOR 3300UF/35 VOLTS OU MAIS
2-CAPACITOR 100UF/35 VOLTS OU MAIS
1-CAPACITOR 10UF/35 VOLTS OU MAIS
1-CAPACITOR 100NF CERAMICO OU POLIESTER
1-PONTE DE DIODOS DE 5 AMPERES
1-DIODO 1N4004
1- RESISTOR 3,3 kohms por 1 watt
1- led
1- resistor 220 ohms
1-POTENCIOMETRO 5K ohms
2-borns conectores
1 placa de cobre 10x10 cm
1 transformador simples que forneca ate 30 volts quando retificados.
1- suco de laranja*Para dar vitamina c e previnir a gripe que nessa época ataca bastante*



Agora chegou o dia de mostrar as minhas postagens, eis as fotos do troço montado.




Eis o video dele funcionando
. Bom é isso ahe, espero que gostem.

Nenhum comentário: