sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Circuito inversor de tensão caseiro.

Boa tarde meu povo, feliz natal Ho Ho Ho

E como não era de costume vim bancar o papai noel
E dar um doce presente a vocês meus fãs que me acompanham desde o nascimento deste blog

E como o espírito natalino bateu forte em meu peito, vim dar não só um, mas dois presentes de uma veiz.

Um é um circuito prático de inversor de tensão caseiro, ao qual tirei o esquemático do site do newton braga e projetei sua pcb no eagle. Diz o site que ele é capaz de energizar uma lampada de potencia 20 watts, mas como apenas teste com o multimetro me satisfiz com sua utilidade.

O outro e um circuito multiplicador de tensão. Utilizando de diodos e capacitores, este simples circuito é capaz de multiplicar a tensão de entrada retornando um valor alto na saída.

Aqui vocês me perguntam, é possível violar o princípio de conservação de energia e criar um gerador de potencia infinita? A resposta é obviamente não., muito embora a sua voltagem seja elevada, sua corrente é baixa, resultado num choque poderoso, porém não letal(A menos que a "vitima" use marcapasso, etc)

Sem mais delongas este circuito é baseado num ne 555*Ao qual ja o mencionei no circuito distorcedor de voz, se você não lembra, dê uma passada lah ;)* que é configurado em astável e potencializado pelo mosfet, no caso usei um irf 630, baixa potencia.
Ahe vocês me perguntam, o que é mosfet? Mosfet é um transistor especial feito justamente para aplicações em inversor, ou seja, se o inversor é um cadeado, o mosfet é a chave.

Sem mais delongas colocarei o esquemático do circuito inversor e suas pcbs






Na pcb coloquei 2 configurações*soldando direto na placa os fios do trafo e usando um bourn. Por que particularmente prefiro usar o bourn, assim você reaproveita o trafo em outras coisas, mas tem gente que gosta de soldar direto, então vai do gosto de cada um.

Eis a imagem do inversor se montado corretamente.

E então meus senhores, colocarei tambpem o circuíto da fonte de 1kv. Ela usa o principio de multiplicação de tensão na forma de estrela triângulo, por isso dispensa alguns comentários, colocarei apenas as imagens sem me delongar muito nas explicações





Se você montar a fonte de 1kv corretamente ela ficará assim


Em breve postarei o Vídeo com as fotos aqui, mas vamos a lista de materiais:
Fonte 1kv:
4 capacitores 1, uf/630 volts poliester
4 diodos 1n4007
2 borns de 2 pinos azuis
1 placa 5x10
1 pacote de uva passas *Pois o clima de natal*

circuito inversor
1 potenciômetro de 100k
1 ci ne 555
1 transistor mosfet irf 630
1 capacitor 473 ceramico
2 borns de 2 pinos azuis
1 trafo de secundário 9 volts
1 capacitor de 1000 uf por 25 volts
1 resistor 2,2 k ohms
1 resistor de 4,7 k ohms
1 chester de natal^^
Como prometido eis o vídeo mais as imagens







E is o vídeo da criança funcionando





Nenhum comentário: