quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Uma idéia brilhante. Sensor crepuscular

Fala meu povo, depois de um hiatinho sem vim aqui trouxe a vocês mais uma grande novidade. Um sensor que acende a luz quando escurece. Ele basicamente é movido a um resistor que varia seu valor conforme a luz vai incidindo sobre o mesmo, desse modo ele permite a energia passar ou sair conforme seu "temperamento". Como esses componentes funcionam com o princípio da corrente continua, a onda alternada tem que vim *suavizada * para o circuito, com uma semi-retificação para que os componentes do mesmo possam atuar.

O resultado disso é uma diminuição na intensidade do brilho da lâmpada, haja vista que a filtragem corta metade de seu comprimento.
A grande vantagem deste sensor que ele usa tiristor em vez de rele, que é inteiramente por principio eletrico, dispensando o uso mecanico e tendo mais tempo de resposta, não sofre desgaste pelo tempo de uso como relés, etc.
Vocês me perguntariam se eu posso esboçar isso num gráfico de senóides para vocês entenderem? A resposta éhh , deixa eu pensar, nãããã

Só pesquisar sobre corrente continua, corrente alternada e corrente pulsativa E você verá alguns exemplos do que eu to falando.
Como eu peguei de um site em espanhol, eu não vou colocar o esquemático, como geralmente eu coloco aqui no blog. Mas para não deixa-los em mãos vo publica os layouts que fiz no cadsoft eagle, que fiz direto na pcb do eagle

Fiz os layouts rapidão pois estou com um poquim de pressa :d. Mas a noite coloco os detalhes.
Segue as imagens dos layouts feitos no eagle









Materiais necessários
1 placa 5x10 cm
1 tiristor tic 106B ou D de acordo com sua tensão
1 resistor de 1 mega ohm
2 borns azuis ou verdes tanto faz
1 resistor ldr
1 capacitor de 100 nf/ 400 volts poliester
1 soquete de lampada com lampada junto
1 lanche no mcdonalds

Em breve colocarei o video dele funcionando. Aguardem

Como prometido, eis o video do mesmo funcionando

Nenhum comentário: