quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Sensor de presença com arduino

Fala povo que aqui acompanha meu blog e/meu canal.

Na postagem de hoje ensinarei a vocês a como se fazer um sensor de presença com arduino utilizando emissor e receptor infravermelho e um led e, quando alguem passa entre o emissor e o receptor, acende um led, led este que como ja disse é apenas pra testar o pulso, pois com o mesmo voce aciona rele que por sua vez aciona buzina,alarme, um motor, uma lampada,o bat-sinal, enfim o que voce desejar.

pra isso voce tera que ter um par de emissor e receptor infravermelho, que são essas duas gracinhas aqui.


Nas lojas de eletronica, pelo menos a que eu compro, eles ja deixam separado o que e o que, mas caso pra você não venha, o emissor é o "led branco" e o receptor é o "led" preto.
Coloquei led entre aspas que por incrivel que pareça essas graçinhas são foto transistores, mas com encapsulamento de led.

Então continuando, o emissor dá pra você testar ele antes de aplicar, já o receptor não,tera de testar ele na prática.

pra testar o emissor, aplique uma tensão de 5 volts nele com um resistor de 220 ohms por 2 watts protegendo o positivo dele, que é a perninha maior, e a perninha menor ligue ao GND.
Não acendeu nada nea? É por que essa graçinha emite luz infravermelha, luz tal que nós meros mortais não conseguimos ver.
Aqui você me pergunta, mas como saberemos então gênio? Simples, pegue sua camera de celular e observe o led através da câmera, o led ira brilhar roxo numa intensidade fraca, pois a maioria das câmeras de celular não possuem filtro de infravermelho.
Ele brilhou? ótimo, podemos ir para a próxima etapa.

Aqui você ira montar o circuito conforme o esquema que eu tirei de um site muito bom, o laboratório de garagem, todos os créditos aos manolos.
Neste circuito eu quero que voces prestem atenção num detalhe, pois se não prestarem podem estar queimando o led receptor de vocês.Vejam que no "led" preto a perninha menor que é alimentada pelo vcc passando pelo resistor, isso mesmo, nele o vcc é feito pelo negativo, ja o "led" branco e feito pela perninha positiva, nada de alimentar diferente.

Outra coisa que queria falar com vocês é que o cara usou um resistor de 330 ohms, quando usei um de 330, o alcance ficou uma merda de tão pequeno, tive que baixar pra um de 220 e este, por sua vez esquentava bastante, então, conhecedor da lei de ohm, coloquei 2 resistor de 440 ohm por 1 watt que, em paralelo da 220 ohms por 2 watts, ligou a tarde inteira e não esquentou nadinha.

Agora chega de papo e recebam o código pra compilar:

#define sensor 2 //Define sensor como 2
#define LED 13 //Define LED como 13

void setup()
{   

pinMode(sensor, INPUT); //Configura o pino 2 como entrada 


void loop()
{      

if(digitalRead(sensor)) digitalWrite(LED, HIGH); //Lê o sensor, e se o estado for igual a 1, liga o LED da placa   
else digitalWrite(LED, LOW); //Senão desliga o LED da placa

}


Materiais:
1 arduino
1 resistor de 10 kohms
2 resistor de 440 ohms por 1 watt ou 1 resistor de 220 por 2 wats
1 kit de emissor e receptor infravermelho
alguns jumpers

Segue o vídeo do projeto:


Espero que tenham gostado!

Nenhum comentário: